Política privacidade

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Entra em vigor a 20 de maio de 2021;
 
A Sofia Ferraz (NIF 257701940), fundadora da umami, está comprometida a proteger a tua privacidade, garantindo assim que possas continuar a confiar os teus dados pessoais à umami. Sempre que interages connosco, poderás partilhar informação pessoal que nos permite a tua identificação enquanto indivíduo (p. ex. nome, e-mail, endereço, número de telefone). Esses elementos são conhecidos como “dados pessoais”.
Esta Política (“Política de Privacidade”) define:
 
  1. Âmbito e aceitação
  2. Dados pessoais recolhidos pela umami
  3. Dados pessoais de crianças
  4. Razões para a umami recolher dados pessoais, e que uso lhes dá
  5. Partilha de dados pessoais pela umami
  6. Os teus direitos
  7. Segurança e retenção de dados
  8. Como nos contactar
  9. Âmbito e aceitação desta Política de Privacidade

1. Âmbito e aceitação

Esta Política de Privacidade aplica-se aos dados pessoais que recolhemos para podermos oferecer-te os nossos produtos e serviços. Sempre que utiliza o site da umami ou nos cedes os teus dados pessoais, estás a aceitar as práticas definidas nesta Política de Privacidade.
Caso não aceites esta Política de Privacidade, pedimos que não utilizes o site da umami nem nos ceda quaisquer dados pessoais.
 
A umami reserva-se o direito de alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento. Convidamos-te a consultar regularmente esta Política de Privacidade, mantendo-te assim a par de quaisquer alterações, bem como do modo como os seus dados pessoais são usados.

2. Dados recolhidos pela umami

 
A umami pode recolher os teus dados pessoais de uma variedade de fontes, incluindo:
  • Interações online e eletrónicas connosco, através de websites da umami, aplicações móveis, programas de mensagens de texto, páginas com a marca da umami ou aplicações em redes sociais de terceiros (p. ex. Facebook, Instagram);
  • Interações offline connosco, através de campanhas de marketing direto, cupões de registo impressos, inscrições em promoções e contactos através dos call centres dos serviços ao consumidor da umami;
  • Interação do utilizador com conteúdos online direcionados (p. ex. anúncios publicitários) que a umami, ou fornecedores de serviços em nosso nome, lhe oferece por intermédio de websites ou aplicações pertencentes a terceiros.
2.1. Dados fornecidos diretamente pelo utilizador
Os dados que nos fornecse com o teu consentimento para um fim específico incluem:
  • Informação para contacto pessoal, ou seja, dados que permitem à umami contactar-te (p. ex. nome, morada, e-mail ou número de telefone);
  • Informação demográfica, incluindo data de nascimento, idade, género, localização (p.ex. código postal, cidade e geo-localização), produtos, passatempos e interesses favoritos, bem como informação relacionada com o seu agregado familiar e estilo de vida;
  • Informação de pagamento, incluindo dados necessários para efetuar compras (p. ex. número de cartão de crédito, data de validade, endereço de faturação);
  • Informação de login da conta, incluindo a informação necessária para criar uma conta de utilizador na umami (p. ex. login ID/e-mail, nome de utilizador, palavra-passe);
  • Feedback do consumidor, incluindo dados partilhados com a umami sobre a tua experiência de uso dos produtos e serviços umami (p. ex. comentários e sugestões, testemunhos e outro feedback pessoal relacionado com produtos umami);
  • Conteúdos gerados pelo consumidor, incluindo quaisquer conteúdos (p. ex. fotos, vídeos e histórias pessoais) criados e em seguida partilhados com a umami (e talvez outras entidades), ao serem transferidos para o site umami.
2.2. Dados recolhidos de outras fontes
Podemos recolher informação sobre ti a partir de outras fontes legítimas, com a finalidade de te oferecer os nossos produtos e serviços. Essas fontes incluem agregadores de dados pertencentes a terceiros, parceiros promocionais da umami, fontes públicas e sites de redes sociais pertencentes a terceiros. Os dados em questão poderão incluir:
  • Informação para contacto pessoal;
  • quaisquer dados pessoais incluídos num seu perfil numa rede social pertencente a terceiros (p. ex. Facebook) que tenham sido por ti autorizados a partilhá-los connosco (p. ex. nome, endereço de e-mail, género, data de nascimento, cidade, imagem do perfil, identificação de utilizador, lista de amigos). Poderás informar-te melhor sobre os dados que podemos recolher a teu respeito visitando o site da rede social pertencente a terceiros em questão.
  • Podemos também receber dados pessoais de terceiros quando adquirimos outras empresas.

3. Dados pessoais de crianças

A umami não solicita nem recolhe intencionalmente dados de crianças com menos de 12 anos de idade. Caso a umami descubra que recolheu acidentalmente dados pessoais de uma criança com menos de 12 anos de idade, tais dados serão removidos dos seus registos tão cedo quanto possível. Contudo, a umami tem o direito de recolher dados pessoais sobre crianças com menos de 12 anos de idade, caso estes tenham sido facultados pelo pai, mãe ou responsável destas de forma direta e, logo, com o consentimento explícito da pessoa em questão.

4. Razões para a umami recolher dados pessoais, e que uso lhes dá

A umami recolhe e usa os dados pessoais dentro do estritamente necessário às finalidades a que se propõe. A umami poderá usar esses dados pessoais para algumas ou todas as finalidades seguintes:
  • Encomendas – processar e enviar as tuas encomendas, mantendo-te também informado da situação das mesmas. Contudo, lembramos que podem existir outros sites de comércio eletrónico que vendam produtos da umami, mas não são controlados ou operados pela umami. Recomendamos a consulta das políticas desses sites, incluindo as de privacidade, antes de fazer compras nos mesmos.
  • Manutenção de conta – criar e manter contas tuas na nossa empresa, bem como administrar quaisquer programas de retribuição e fidelização de consumidores associados à sua conta.
  • Serviço ao consumidor – oferecer serviço ao consumidor, incluindo respostas às suas perguntas, reclamações e outro feedback sobre os nossos produtos. O serviço ao consumidor pode ser prestado através de várias formas de comunicação, incluindo e-mail, cartas, telefone e online chat.
  • Envolvimento do consumidor – permite-te envolveres-te de forma mais ativa com os nossos produtos e serviços. Poderá implicar o uso ou publicação de conteúdos gerados pelos consumidores.
  • Personalização – a umami poderá combinar dados pessoais teus recolhidos de uma fonte (p. ex. um website) a dados recolhidos de outra fonte (p. ex. um evento offline). Deste modo, a umami consegue obter uma visão mais completa de ti enquanto cliente, o que, por sua vez, permite à umami servi-lo melhor e de maneira mais personalizada, nomeadamente em termos de: o Website – melhorar e personalizar a tua experiência em websites, utilizando para tal dados como informação de login da conta, informação técnica do computador, e/ou informação sobre prévia utilização do website;
  • O Produto – melhorar os produtos da umami, adaptá-los às tuas necessidades e criar novas ideias para produtos. Tal implica o uso de informação demográfica, dados do perfil do consumidor e feedback do consumidor;
  • A Publicidade baseada em interesses – permite-nos servir-te anúncios adaptados aos teus interesses. Uma das maneiras que temos de o fazer é cruzar atividades ou informação recolhida em sites umami com dados teus recolhidos em sites pertencentes a terceiros (por outras palavras, comparação de dados). Esta forma de publicidade também é conhecida por “publicidade comportamental online” ou “publicidade direcionada”. Este tipo de personalização é geralmente efetuado por meio de cookies ou tecnologias semelhantes.
    Vê a nossa política de cookies.
  • Comunicações de marketing – oferece-lte comunicações de marketing (caso tenhas optado por recebê-las), incluindo informação sobre os produtos e serviços, concursos e promoções da umami. Estas comunicações podem ser partilhadas por meios eletrónicos (p. ex. SMS, e-mails, publicidade online) e correio. Caso optes por receber SMS, aplicar-se-á a política do teu operador de comunicações móveis, o que poderá implicar pagamento de tarifas.
  • Recursos sociais – oferece-te uma série de recursos sociais, incluindo os seguintes: o Recursos comunitários num site da umami – Sempre que visite o site umami com um recurso comunitário que utiliza para transferir ou partilhar receitas, fotos, vídeos, trabalhos artísticos ou outros conteúdos, a umami poderá usar ou exibir os dados pessoais por si partilhados nesses sites.
  • Os Recursos virais de sites – A umami poderá usar os seus dados pessoais para lhe oferecer recursos virais, como um programa “conte-a-um-amigo” que lhe permite partilhar certas notícias, informação sobre produtos e promoções ou outros conteúdos com os teus familiares e amigos.
    Tal habitualmente implica a recolha e uso de informação de contacto pessoal (p. ex. nomes e e-mails), de modo a permitir que a mensagem/conteúdo única selecionada chegue aos seus destinatários.
  • Recursos de redes sociais de terceiros – A umami poderá usar os teus dados pessoais quando interage com recursos de redes sociais de terceiros, como “Facebook Connect” ou “Facebook Like”. Estes recursos podem ser integrados em sites da umami com vários fins, nomeadamente a participação em concursos e permitir aos utilizadores partilhar conteúdos com amigos. Caso use estes recursos, a umami pode ter a capacidade de ir buscar certos dados pessoais teus à tua informação de redes sociais. Poderás informar-te sobre o funcionamento destes recursos, bem como sobre os dados que a umami pode obter sobre o teu perfil, visitando o site da rede social de terceiros em questão.
  • Outros fins específicos – Poderemos usar os teus dados pessoais para outros fins comerciais específicos, nomeadamente manter as operações diárias e a segurança do site umami, conduzir auditorias ou estudos demográficos, e contactar-te para fins de estudos de consumo.

5. Partilha de dados pessoais pela umami

A umami não partilha os dados pessoais dos consumidores com quaisquer terceiros que tencionem utilizá-los para fins de marketing direto, a menos que os consumidores tenham dado consentimento específico para tal. A umami poderá partilhar esses dados pessoais com terceiros para outros fins, mas apenas nas seguintes circunstâncias:
 
5.1. Filiais
A umami poderá facultar dados pessoais dos consumidores às suas filiais ou empresas associadas, para fins comerciais legítimos.
5.2. Prestadores de serviços
A umami poderá contratar prestadores de serviços para que forneçam serviços em seu nome e por sua conta, incluindo administrar os sites e serviços colocados pela umami à disposição dos consumidores. Estes terceiros poderão vir a aceder ou de outro modo processar os dados pessoais dos consumidores enquanto prestam os seus serviços. A umami exige que esses terceiros, que poderão estar estabelecidos fora do país de onde acedeu ao site ou serviço da umami, respeitem todas as leis de proteção de dados e requisitos de segurança no tratamento dos dados pessoais, geralmente através de um acordo escrito.
5.3. Parceiros e promoções conjuntas
A umami poderá levar a cabo uma promoção ou programa em conjunto ou co-patrocínio com outra empresa, durante o qual irá recolher e usar os dados pessoais dos participantes nessa atividade.
Os dados pessoais dos participantes só serão partilhados com outra empresa caso estes tenham optado por receber informação diretamente dessa outra empresa. A umami convida os interessados a consultarem a política de privacidade dessa outra empresa antes de partilharem os seus dados pessoais. Caso não queira que os seus dados pessoais sejam recolhidos ou partilhados com uma empresa que não a umami, poderá sempre optar por não participar na atividade. Caso aceites receber comunicações de uma dessas empresas, lembra-te que tens sempre o direito de cancelar essa decisão, tendo para isso de contactar diretamente a empresa em questão.
5.4. Requisitos legais e transferência de empresas
A umami poderá revelar dados pessoais dos consumidores caso tal lhe seja exigido por lei ou caso, no seu juízo de boa-fé, a umami considere que essa divulgação legal é razoavelmente necessária no âmbito de processos legais ou para responder a quaisquer solicitações de autoridades. No caso de uma fusão total ou parcial da umami com outra empresa, ou da aquisição do todo ou parte da umami por outra empresa, a adquirente terá acesso à informação no poder dessa parte ou todo da uami, incluindo possivelmente dados pessoais.

6. Os teus direitos

6.1. Direito a cancelar comunicações de marketing
Podes exercer o teu direito a cancelar comunicações de marketing sobre a umami das seguintes formas:
  • (a) seguindo as instruções de cancelamento (opt-out) incluídas na comunicação de marketing em questão;
  • (b) contactando-nos.

Importa notar que, mesmo depois de cancelares as comunicações de marketing, poderás continuar a receber comunicações administrativas da umami, nomeadamente confirmações de encomendas e notificações respeitantes às tuas atividades na conta (p. ex. confirmações de conta e alterações de palavras-passe).

6.2. Acesso e retificação
Tens o direito de pedir o acesso aos teus dados pessoais, bastando para isso que nos envies um pedido para o efeito. Se a umami não puder facultar-te acesso aos teus dados pessoais, apresentar-te-á as razões para tal. Dependendo da natureza do pedido, a umami poderá cobrar um valor razoável para providenciar acesso à tua informação pessoal.
Também tens o direito de pedir que a umami corrija quaisquer inexatidões nos teus dados pessoais. Caso tenhas uma conta num site umami, tal pode habitualmente ser feito na tua área pessoal do site umami (caso disponível). Em alternativa, poderás enviar-nos um pedido de retificação dos teus dados.

7. Segurança e retenção de dados

7.1. Segurança de dados
Para manter seguros os teus dados pessoais, a umami implementou uma série de medidas de segurança, nomeadamente:
  • Ambientes operacionais seguros – A umami armazena os seus dados em ambientes operacionais seguros, apenas acessíveis aos empregados, agentes e empreiteiros da umami que devam ter conhecimento dos mesmos. A umami segue todos os padrões geralmente aceites pelas empresas.
  • Autenticação antes de aceder à conta – A umami exige que os seus consumidores registados comprovem a sua identidade (p. ex. através do seu login ID e palavra-passe) antes de acederem ou modificarem a sua conta. Tal tem o objetivo de impedir acessos não autorizados.
Lembramos que estas proteções não se aplicam aos dados pessoais que tenhas decidido partilhar em áreas públicas, como sites de comunidade.
7.2. Retenção
A umami reterá os teus dados pessoais apenas o tempo necessário para o fim em questão, tomando também em conta a nossa necessidade de responder a dúvidas ou resolver problemas, oferecer novos e melhorados serviços, e satisfazer os devidos requisitos legais. Tal significa que poderemos reter os seus dados pessoais durante um período de tempo razoável após a tua última interação connosco. Logo que os dados pessoais não sejam mais necessários para os propósitos acima descritos, serão destruídos ou apagados de forma segura.

8. Contacta-nos

A umami age como responsável pelo tratamento dos dados pessoais que processa no âmbito deste Aviso de Privacidade. Sofia Lemos da Costa com o NIF 257701940. Caso tenhas algumas dúvidas ou comentários a fazer sobre este Aviso de Privacidade ou as práticas de recolha de dados da umami, por favor contacta-nos por:

Copyright© maio de 2021 umami